IESA - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo

Notícias

20/07/2015 22:16

NAF entrega Relatório de Auditoria a empresa local

 

Na última sexta-feira, 17, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis, representantes do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), realizaram a entrega do Relatório de Auditoria a uma empresa de ferragens localizada em Santo Ângelo.

A atividade, inédita no Núcleo, envolveu alunos pré-selecionados por meio de entrevista, que atuaram em conjunto com os professores na auditagem dos estoques da empresa.

O trabalho possibilitou a interação do aluno no contexto da pesquisa acadêmica e da inserção na prática contábil. Conforme explicam as professoras Daiane Ribas e Zélia Mirek, coordenadora do curso, a atividade caracterizou-se pelo levantamento e apuração de estoque, onde foi realizada auditoria, possibilitando a inserção dos alunos em um contexto prático das áreas da contabilidade de custos, análise e formação do preço de venda e auditoria contábil, como um instrumento de criação e promoção do conhecimento.

Segundo Daiane, “pode-se constatar que os alunos conseguiram aliar a teoria à prática, aprimorando os conhecimentos sobre temas relacionados à contabilidade e conhecendo a realidade de uma pequena empresa.”

Além do levantamento do estoque físico, os alunos puderam realizar testes de auditoria e desenvolver a prática da pesquisa, já que, por meio das informações reais coletadas da empresa, estão sendo construídos textos e artigos científicos.

O acadêmico Bryan Lopes, participante da atividade, afirma que os estudantes envolvidos tiveram a percepção das práticas realizadas pelo auditor, porém, em uma escala menor. “Manuseamos papeis de trabalho e relatórios de auditoria, além de vivenciarmos a experiência de conhecer o funcionamento de uma pequena empresa”, destaca, completando que foi possível perceber a importância dos serviços contábeis para o melhor controle,  desempenho, reconhecimento e mensuração do patrimônio das organizações.

 

Mais notícias

Mostrar mais